Projetos e Ações
Pré-vestibular UniFavela
O Pré-vestibular social da UniFavela tem como objetivo popularizar o ensino no Complexo da Maré, impulsionando jovens e adultos, através de uma educação libertária, para que tenham acesso ao ensino superior. Assim, oferecendo ferramentas para favelizar espaços de construção de conhecimento acadêmico e não acadêmico. Ao longo de 4 anos o projeto impactou diretamente a vida de mais de 100 estudantes. Em 2018, 100% dos nossos estudantes foram aprovados na universidade e até 2022, 25 estudantes do pré-vestibular ingressaram no ensino superior.
UniLetrinhas
Projeto que visa a construção da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental para as crianças da favela da Maré dos 6 aos 14 anos (Ensino Fundamental I e II). Tem como objetivos ajudar no processo de aprendizagem, desenvolver áreas como coordenação motora, disciplina, expressão corporal, linguagem e socialização por meio da implementação de práticas de alfabetização motivadas no ato de brincar. São beneficiadas crianças cuja mãe solo é a única responsável pelo provimento da família.
Bolsa Carolina de Jesus
A Bolsa Carolina de Jesus tem como objetivo oferecer condições necessárias para que nossos estudantes possam dar continuidade aos estudos. Uma das motivações para a sua criação foi a alta taxa de evasão em 2020. Em 2021, a ação contemplou cinco estudantes com R$200 durante todo segundo semestre.
Brinque Leitura
O projeto foca em estimular o hábito de leitura nas crianças, doando livros e brinquedos que coloquem o negro como protagonista e amplifique a diversidade racial brasileira. No total, a UniFavela já presenteou mais de 700 crianças.
Maré de Natal
O projeto visa doar cestas básicas para as famílias que se encontram abaixo da linha da pobreza no território da Maré. A iniciativa foi inspirada na ação social da Voz das Comunidades e ao todo o projeto já doou uma tonelada de alimentos para 50 famílias.
Ciclo de Formação UniFavela
O Ciclo de Formação ocorreu no final de 2020 e teve como tema “Diálogos sobre Educação Popular”. O evento online contou com 4 palestras sobre os assuntos que perpassam a educação popular. Os convidados foram: Bruna Damiana falando sobre “Educação Popular e Tecnologias: pontos para reflexão”; Vanessa de Andrade com o tema “Educação popular e a representatividade negra nos espaços acadêmicos”; Eduardo Coelho sobre o assunto “Educação popular na cultura e arte brasileira; João Camillo com o tema “Educação popular: da conscientização à biointeração | Paulo Freire e Nêgo Bispo como pensadores da educação.